Tratamento para Mioma Uterino

Mioma Uterino: Agende sua Consulta com Nossa Ginecologista (11) 5565 4000 ou WhatSapp (11) 94504 1500

Os miomas uterinos podem causar diversos sintomas, que variam de acordo com seu tamanho, sua quantidade e localização no útero. Os sintomas mais frequentes são cólicas abdominais e sangramentos fora do período menstrual, porém em alguns casos a presença de miomas não causa sintomas, sendo descobertos apenas durante exames de rotina.

Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma trazer perigos à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através do tratamentos com cirurgia para remoção do mioma ou remédios para aliviar os sintomas que devem ser recomendados pelo ginecologista.

O diagnóstico do mioma uterino é feito pelo ginecologista por meio da observação da vagina e palpação do abdômen para sentir o contorno do útero. Caso a mulher apresente sintomas ou alterações sentidas durante exame clínico, pode ser recomendada a realização de ultrassom abdominal ou transvaginal. Além disso, em alguns casos o médico pode solicitar a realização de exames mais específicos, como histeroscopia, histerossonografia e histerossalpingografia, por exemplo, que são importantes para avaliar a cavidade uterina.